Meio Ambiente

Convênio ambiental com a Eco Brasil

Em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o SINDVEL e a empresa Eco Brasil firmaram um convênio para atender todas as empresas associadas que desejam efetuar o descarte de resíduos sólidos (lixo eletrônico) e resíduos líquidos, a partir de janeiro de 2012. Para isso, a empresa Eco Brasil instalou containers em lugares estratégicos para receber os descartes.Maiores informações, contate o SINDVEL.

Cartilha de Obrigações Ambientais Legais de 2012

A FIEMG, através de sua Gerência de Meio Ambiente, elaborou a Cartilha de “Obrigações Ambientais Legais de 2012”, a serem observadas pelas atividades produtivas realizadas no Estado de Minas Gerais.
Para estar em dia com as obrigações legais ambientais, o empreendedor deve realizar suas atividades nos termos em que sua Licença Ambiental ou Autorização Ambiental de Funcionamento for aprovada, bem como deverá atender a todos os demais encargos previstos nas normas desta natureza.
Destaca-se que existem outras obrigações específicas vinculadas à natureza da atividade e/ou localização do empreendimento que não constam na Cartilha, mas que devem ser cumpridas pelas indústrias.

Baixar arquivo.

Regulamento do GREEN PROJECT AWARDS Brasil

Juntos pelo Brasil

Este é o tema da primeira edição do GREEN PROJECT AWARDS Brasil.
Porque Sustentabilidade é mais do que o meio ambiente.
Porque apenas todos juntos conseguiremos assegurar um bom futuro.

Faça parte do movimento que reúne toda a sociedade brasileira rumo ao Desenvolvimento Sustentável.

www.gpabrasil.com.br/brazil-home.html

Formulário de inscrição - Categoria produto ou serviço

Formulário de inscrição - Categoria pesquisa & desenvolvimento

- Baixar arquivo.

IEF regulamenta os procedimentos para análise e cumprimento da compensação por intervenção em Mata Atlântica.

- Baixar arquivo.

Regularização de reserva legal SEMAD/IEF padroniza procedimentos referentes a laudos técnico-ambientais e plantas georreferenciadas.

- Baixar arquivo.

Ciclo de Palestras com o IBAMA e a SEMAD – Recadastramento no Cadastro Técnico Federal.

- Baixar arquivo.

Mais informações acesse: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13356&mid=30568&ctl=Ver&id=2145

Resolução Conjunta SEMAD/IEF estabelece os procedimentos para o cumprimento e fiscalização da reposição florestal no estado de Minas Gerais.

- Baixar arquivo.

MMA Abre consulta pública nacional visando atualização do plano clima.

- Baixar arquivo.

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS – ANA DEFINE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE EM PEDIDOS DE OUTORGA E PRAZOS DO USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LANÇAMENTO DE EFLUENTES.

- Baixar arquivo.

PROGRAMA MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL CONCEDERÁ INCENTIVOS FISCAIS E TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO A EMPREENDIMENTOS LOCALIZADOS EM MINAS GERAIS.

- Baixar arquivo.

RESOLUÇÃO CONJUNTA IEF/SEMAD REGULAMENTA A COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO DAS FLORESTAS PLANTADAS COM ESSÊNCIA EXÓTICA.

- Baixar arquivo.

EMISSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS PARA FONTES FIXAS, NOVOS LIMITES DE LANÇAMENTO EM MINAS GERAIS.

- Baixar arquivo.

ANA ADOTA NOVOS PRAZOS DE VALIDADE PARA OUTORGAS.

- Baixar arquivo.

FOLDER DE OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS 2014.

- Baixar arquivo.

CARTILHA SOBRE A LEI FLORESTAL MINEIRA.

- Baixar arquivo.

Revalidação da Licença de Operação.

- Baixar arquivo.

IBAMA PRORROGA O PRAZO DE ENTREGA DO RELATÓRIO ANUAL.

- Baixar arquivo.

08/04/2014 - Informação Estratégica Ambiental 021-2014 “ DELIBERAÇÃO NORMATIVA DO COPAM ADICIONA NOVA ATIVIDADE AO ANEXO ÚNICO DA DN Nº74”

- Baixar arquivo.

08/04/2014 - Informação Estratégica Ambiental - IGAM DEFINE NOVOS VALORES PARA INDENIZAÇÃO DE CUSTOS DE PUBLICAÇÕES DAS DECISÕES DE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO E RECURSOS.

- Baixar arquivo.

09/04/2014 - IBAMA ADIA A OBRIGATORIEDADE DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA VALIDAÇÃO DE ACESSO AO SISTEMA DOF

- Baixar arquivo.

Instrução Normativa nº 7, de 28 de março de 2014.

29/05/2014 - DIA 31 DE MAIO DE 2014 ENCERRA O PRAZO DE ENTREGA DO RELATÓRIO ANUAL IBAMA

Obrigações Legais Ambientais 2014

29/05/2014 - Informação Estratégica de Meio Ambiente - Prorrogação do prazo do BDA

16/06/2014 - Suspensa liminar de obrigatoriedade do AVCB

Foi suspensa a liminar que exigia a apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) na formalização dos processos de Licença ambiental. A liminar determinava ao estado de Minas Gerais que constasse de todos os Formulários Integrados de Orientação Básica (Fobi) para Licença de Operação, Licença de Operação Corretiva ou Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) a necessidade de apresentação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), como pré-requisito para a formalização do procedimento administrativo. A decisão foi dada pelo presidente do TJMG, Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, é relativa ao recurso interposto pela Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais. Até o julgamento final do recurso, a liminar está suspensa e suas determinações não devem ser observadas no âmbito dos processos de licenciamento ambiental.
Segundo Wagner Soares, a Fiemg é favorável à exigência do AVCB, mas não concorda que este documento seja vinculado ao processo de licenciamento ambiental. “Somos a favor do AVCB, que garante que o empreendedor cumpriu todas as normas de proteção necessárias para preservação do patrimônio, do meio ambiente e da vida humana. Mas logo no início do processo, a exigência do documento para a formalização do licenciamento ambiental tornou-se um entrave aos empreendimentos”.

16/06/2014 - VALORES DAS MULTAS AMBIENTAIS SÃO REAJUSTADAS

Em 07 de Junho de 2014 foi publicada a Resolução Conjunta SEMAD, FEAM, IEF e IGAM nº 2091, de 06 de Junho de 2014, dispondo sobre a correção anual dos valores das multas aplicadas às infrações por descumprimento das normas previstas no Decreto Estadual nº 44.844, de 25 de junho de 2008.
Os valores das multas a que se refere o art. 85, anexo IV e art. 86, anexo III, serão atualizados monetariamente, com acréscimo de 5,4605% (cinco vírgula quatro mil e seiscentos e cinco décimos de milésimos por cento), de acordo com a diferença dos valores estabelecidos nas Resoluções nº 4.449 de 21/11/2012 e nº 4618 de 02/12/2013, ambas da Secretaria de Estado da Fazenda.
Os valores das multas a que se refere o art. 83, anexo I e art. 84, anexo II, todos do Decreto Estadual nº 44.844/2008, para o ano de 2014, passam a vigorar conforme valores definidos no anexo a seguir, conforme o valor da UFEMG para o exercício de 2014.

Anexo I / Anexo II

Recomendamos a leitura do Decreto 44.844 de 25/06/2008 através do seguinte link: www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf
Para mais informações, entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-mail: meioambiente@fiemg.com.br