SALA DE IMPRENSA

Vale da Eletrônica mostra sua força

Fivel é aberta pelo presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, em Santa Rita do Sapucaí

“Inovação e os impactos tecnológicos na indústria”. O tema esteve em foco durante a Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), aberta pelo presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, no dia 12/09, em Santa Rita do Sapucaí. O líder industrial mineiro destacou as demonstrações concretas das empresas da região na fabricação de produtos de alta tecnologia agregada e na abordagem do mercado internacional. “O Vale da Eletrônica de Minas Gerais sempre está presente nos grandes eventos mundiais do setor, com grande aceitação no mercado internacional”, disse.

Além de apresentar inovações e tendências na área tecnológica, a feira, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), debate também Internet das Coisas (IoT), as relações de competitividade entre startups e grandes empresas e a solução da indústria 4.0. Maior polo de tecnologia eletroeletrônica do país, o Vale da Eletrônica reúne 153 empresas, cujo faturamento conjunto previsto para 2017 é de R$ 3,2 bilhões. As indústrias locais fabricam mais de 14,5 mil produtos e empregam 14,7 mil pessoas.

De acordo com o presidente do Sindvel, Roberto Souza Pinto, a inovação é palavra de ordem para as empresas: “Se não houver investimento neste sentido perdemos mercado, já que a obsolescência dos produtos é em média de dois anos”. A Fivel acontecerá até o dia 14/09. Entre as atividades da feira estão rodadas de negócios como o Projeto Comprador, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil), além de palestras sobre temas atuais, como o impacto da Reforma Trabalhista nas relações do trabalho, e os impactos das Normas Regulamentadoras – NRs 10, 12 e 35 no dia a dia das empresas.

Produtos - A Fivel apresenta ainda grandes inovações, entre elas, o lançamento da tornozeleira eletrônica mais eficiente no mercado; o PABX que pode zerar os custos de ligações para celular e uma central de alarmes residenciais controladas por smartphone. A expectativa é receber empresários, compradores, investidores, parceiros e órgãos governamentais, de diversos setores do país, para realizar negócios nas áreas de Eletroeletrônica, Telecomunicações, Segurança, Radiodifusão, Eletromédicos, Energia, Automação industrial, predial e comercial, Tecnologia da Informação (TI), Sustentabilidade, Construção Civil, Defesa, Automotivo, Iluminação, Internet das Coisas (IoT), Tecnologias Educacionais e na prestação de serviços em locação de hardware com licenciamento de ferramentas de comunicação e produtividade.

Fonte: FIEMG - 12 de Setembro de 2017.