Palavra do Presidente

Reconhecido como um sindicato inovador, por propor e executar ações que vão muito além do seu papel de representar e defender os interesses dos empresários, e participar das convenções coletivas de trabalho – CCT, nossos projetos ultrapassam fronteiras e beneficiam a comunidade como um todo, seja através de cursos, treinamentos, assessorias, eventos comunitários, feiras e missões empresariais nacionais e internacionais, rodadas de negócios, licenciamento ambiental, realização da Feira Industrial do Vale da Eletrônica – FIVEL, projetos de implantação de processos de qualidade e novas tecnologias no processo produtivo, internacionalização das empresas, desenvolvimento e inovação tecnológica, certificação e homologação de produtos junto às agências reguladoras, acesso a projetos de fomento e inovação. Também somos credenciados como entidade gestora e executora de projetos Sebraetec, BID, Procompi e FIEMG Competitiva.

O Vale da Eletrônica, APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, continua sua trajetória de sucesso, enfrentando as dificuldades e desafios diários que são impostos à indústria brasileira, exposta a uma crescente perda de competitividade devido à globalização e quebra de barreiras protecionistas. Nossas indústrias tem procurado encontrar novos caminhos, novas parcerias que possibilitem retomar o crescimento e alcançar novos mercados, contando com a atuação firme e decisiva do SINDVEL e Associação Industrial em negociações junto aos governos estadual e federal, ao Sistema FIEMG, ao SEBRAE MG, agências e órgãos reguladores e entidades de fomento.

Com imensa satisfação recebemos esta semana, no dia 12 de janeiro de 2021, o tão aguardado Certificado de Reconhecimento do Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, um trabalho iniciado pelo SINDVEL em 2015, e que contou com o apoio das entidades que compõem o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí.

O Certificado de Reconhecimento entregue ao município, e ao SINDVEL, pelo Governador Romeu Zema, coloca Santa Rita do Sapucaí em um novo patamar de possibilidades de estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais, atração de investimentos, acesso a políticas públicas específicas, benefícios de promoção da cultura de inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e fomento a sinergias para atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, o SINDVEL é a entidade de governança local responsável por concretizar o estatuto do Parque e estabelecer os órgãos decisórios e executivos.

O mundo exige cada vez mais criatividade, simplicidade e rapidez na solução dos problemas do dia a dia das empresas e o APL de Santa Rita do Sapucaí persiste em seu compromisso diário, de buscar a inovação, criar novas soluções, apoiar e capacitar as lideranças empresariais para a nova fronteira da indústria 4.0.

Somos, e sempre seremos, parceiros da indústria brasileira!

Roberto de Souza Pinto

Presidente do SINDVEL e AISRS